© 2019 por DICOTOMIA

Falando Sério

EPISÓDIO 01 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Uma das principais pautas levantadas pelo governo de Jair Bolsonaro é a Reforma da Previdência, devido ao enorme déficit nesse setor. O Dicotomia já discutiu, com a ajuda de dois especialistas, as principais mudanças previstas na reforma de Bolsonaro e traz, agora, novos olhares sobre a medida no primeiro episódio do podcast “Falando Sério”.

O texto prevê idade mínima para se aposentar, sendo 65 anos para homens e 62 para mulheres. As regras valerão para quem ainda não começou a trabalhar. Quem já está trabalhando e contribuindo para o INSS ou no setor público terá regras de transição. Haverá, também, mudanças para professores, servidores e outras categorias especiais.

Deve-se destacar que a emenda do governo ainda não está em vigor. Contudo, em abril, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde o relator, Marcelo Freitas (PSL-MG), fez algumas mudanças, retirando quatro pontos do texto, como o fim do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o aposentado que trabalha. 

No dia 13 de junho, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência, apresentou, na comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto, o parecer que flexibiliza a proposta enviada pelo governo Jair Bolsonaro. As alterações propostas no texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Previdência vão alterar a previsão de economia calculada pelo governo federal. A intenção do tucano, segundo ele relatou a líderes do Centrão, é tentar recuperar parte da economia que será perdida na reforma com a flexibilização de pontos da proposta do governo Bolsonaro.

Ficha técnica:

Apresentação: Giordanna Neves e Matheus Tavares

Roteiro: Matheus Tavares

Edição: Matheus Tavares

Convidados: Adriane Bramante, Carla Benedetti, Estevão Bastos e Vilma Pinto.

(ATENÇÃO: Os especialistas foram entrevistados separadamente).

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now